sexta-feira, 25 de maio de 2012

Você é uma pessoa cronicamente desorganizada?


Crédito da imagem: Desorganizados anônimos

Pessoas cronicamente desorganizadas são aquelas que gostam de acumular grandes quantidades de objetos, documentos, papéis, etc, sem que tenham necessidade ou prazer aparente. Pessoas assim têm muita dificuldade em se desfazer das coisas. Normalmente possuem uma lista enorme de interesses e uma lista ainda maior de projetos não finalizados. 


Tendem a se distrair facilmente ou perder a concentração, e frequentemente não conseguem gerenciar bem seu tempo e suas tarefas a fazer.

Beijos!

Rafaela Lima

Fonte: NSGCD - National Study Group On Chronic Desorganization (USA) 

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Por quanto tempo devo guardar documentos?


É importante observar o tempo necessário para guardar documentos para nos proteger de possíveis cobranças indevidas e evitar que o nome vá para a lista de inadimplentes. Lembre-se sempre: se você não tiver o comprovante de quitação, terá que efetuar o pagamento novamente.

Guardar por três anos:

a) os recibos de pagamentos de aluguel;
b) recibos de diárias de hotéis;
c) recibos de pagamento de restaurante.

Guardar por cinco anos:

a) os tributos (IPTU, IPVA, Imposto de Renda e outros);
b) contas de água, luz, telefone e gás;
c) recibos de assistência médica e plano de saúde;
d) recibos escolares;
e) pagamento de cartões de créditos;
f) recibos de pagamentos a profissionais liberais;
g) pagamento de condomínios.

Guardar por vinte anos:

a) documentos comprobatórios para aposentadoria junto ao INSS.

Outros prazos: 

a) Seguros em geral (vida, veículos, saúde, residência etc) - 1 ano após o término da vigência.
b) Extratos bancários - 1 ano.
c) Notas fiscais - até o término da garantia do produto.
d) Declaração de Imposto de Renda e documentos anexados - 6 anos.
e) Comprovantes de pagamento de financiamentos de bens como carros e imóveis - até o término do pagamento de todas as parcelas ou após a entrega da escritura definitiva (imóveis) e/ou documento que oficialize a quitação (consórcio).

Quer organizar seus arquivos? Então leia nosso post: Organizando a papelada

Beijos!

Rafaela Lima 

Fonte: Instituto Brasileiro de Estudo e Defesa das Relações de Consumo (Ibedec)

domingo, 13 de maio de 2012

Feliz dia das mães: Vocabulário feminino

Crédito da Imagem: Comofas


Por Leila Ferreira

Se eu tivesse que escolher uma palavra – apenas uma – para ser item obrigatório no vocabulário da mulher de hoje, essa palavra seria um verbo de quatro sílabas: descomplicar. Depois de infinitas (e imensas) conquistas, acho que está passando da hora de aprendermos a viver com mais leveza: exigir menos dos outros e de nós próprias, cobrar menos, reclamar menos, carregar menos culpa, olhar menos para o espelho. Descomplicar talvez seja o atalho mais seguro para chegarmos à tão falada qualidade de vida que queremos – e merecemos – ter.

Mas há outras palavras que não podem faltar no kit existencial da mulher moderna. Amizade, por exemplo. Acostumadas a concentrar nossos sentimentos (e nossa energia...) nas relações amorosas, acabamos deixando as amigas em segundo plano. E nada, mas nada mesmo, faz tão bem para uma mulher quanto a convivência com as amigas. Ir ao cinema com elas (que gostam dos mesmos filmes que a gente), sair sem ter hora para voltar, compartilhar uma caipivodca de morango e repetir as histórias que já nos contamos mil vezes – isso, sim, faz bem para a pele. Para a alma, então, nem se fala. Ao menos uma vez por mês, deixe o marido ou o namorado em casa, prometa-se que não vai ligar para ele nem uma vez (desligue o celular, se for preciso) e desfrute os prazeres que só uma boa amizade consegue proporcionar.

E, já que falamos em desligar o celular, incorpore ao seu vocabulário duas palavras que têm estado ausentes do cotidiano feminino: pausa e silêncio. Aprenda a parar, nem que seja por cinco minutos, três vezes por semana, duas vezes por mês, ou uma vez por dia – não importa – e a ficar em silêncio. Essas pausas silenciosas nos permitem refletir, contar até 100 antes de uma decisão importante, entender melhor os próprios sentimentos, reencontrar a serenidade e o equilíbrio quando é preciso.

Também abra espaço, no vocabulário e no cotidiano, para o verbo rir. Não há creme anti-idade nem botox que salve a expressão de uma mulher mal-humorada. Azedume e amargura são palavras que devem ser banidas do nosso dia a dia. Se for preciso, pegue uma comédia na locadora, preste atenção na conversa de duas crianças, marque um encontro com aquela amiga engraçada – faça qualquer coisa, mas ria. O riso nos salva de nós mesmas, cura nossas angústias e nos reconcilia com a vida.

Quanto à palavra dieta, cuidado: mulheres que falam em regime o tempo todo costumam ser péssimas companhias. Deixe para discutir carboidratos e afins no banheiro feminino ou no consultório do endocrinologista. Nas mesas de restaurantes, nem pensar. Se for para ficar contando calorias, descrevendo a própria culpa e olhando para a sobremesa do companheiro de mesa com reprovação e inveja, melhor ficar em casa e desfrutar sua salada de alface e seu chá verde sozinha.

Uma sugestão? Tente trocar a obsessão pela dieta por outra palavra que, essa sim, deveria guiar nossos atos 24 horas por dia: gentileza. Ter classe não é usar roupas de grife: é ser delicada. Saber se comportar é infinitamente mais importante do que saber se vestir. Resgate aquele velho exercício que anda esquecido: aprenda a se colocar no lugar do outro, e trate-o como você gostaria de ser tratada, seja no trânsito, na fila do banco, na empresa onde trabalha, em casa, no supermercado, na academia.

E, para encerrar, não deixe de conjugar dois verbos que deveriam ser indissociáveis da vida: sonhar e recomeçar. Sonhe com aquela viagem ao exterior, aquele fim de semana na praia, o curso que você ainda vai fazer, a promoção que vai conquistar um dia, aquele homem que um dia (quem sabe?) ainda vai ser seu, sonhe que está beijando o Richard Gere... sonhar é quase fazer acontecer. Sonhe até que aconteça. E recomece, sempre que for preciso: seja na carreira, na vida amorosa, nos relacionamentos familiares. A vida nos dá um espaço de manobra: use-o para reinventar a si mesma.

E, por último (agora, sim, encerrando), risque do seu Aurélio a palavra perfeição. O dicionário das mulheres interessantes inclui fragilidades, inseguranças, limites. Pare de brigar com você mesma para ser a mãe perfeita, a dona de casa impecável, a profissional que sabe tudo, a esposa nota mil. Acima de tudo, elimine de sua vida o desgaste que é tentar ter coxas sem celulite, rosto sem rugas, cabelos que não arrepiam, bumbum que encara qualquer biquíni. Mulheres reais são mulheres imperfeitas. E mulheres que se aceitam como imperfeitas são mulheres livres. Viver não é (e nunca foi) fácil, mas, quando se elimina o excesso de peso da bagagem (e a busca da perfeição pesa toneladas), a tão sonhada felicidade fica muito mais possível.

Desejo a vocês que cada segundo das suas vidas valham muito a pena!

Beijos!

Rafaela Lima

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Organize sua vida e durma melhor

Crédito da imagem: eHow

Muitas pessoas reclamam de insônia, porque se deitam para dormir e ficam preocupadas revendo mentalmente tudo que não deve ser esquecido para o dia seguinte.

A chave para evitar este tipo de situação é organizar seu dia seguinte antes de ir para cama.

Passo 1: Faça uma lista do que você precisa fazer

Eu sugiro que você escreva tudo na sua lista. No fim do dia, marque cada tarefa terminada.

OBS.: Inclua coisas que vão fazer as suas manhãs mais calmas e os seus dias mais bem organizados, tais como:

- Colocar itens no seu devido lugar (ex: livros, louças, etc);
- Colocar o roupa suja no cesto;
- Guardar as roupas limpas;
- Arrumar a cama;
- Lavar as louças...


Você pode utilizar este método para organizar as tarefas relativas ao seu trabalho. Faça isso no final do dia no seu escritório, evite levar os problemas do trabalho para casa. Dê-se um tempo de descanso!

Passo 2: Escolha sua roupa

Verifique a programação para o dia seguinte e deixe tudo separado: roupas, calçados e acessórios. Não se esqueça de organizar sua bolsa.
Ah, o alarme deve ser programado para que você tenha tempo suficiente para se preparar sem pressa.

Passo 3: Estime seu tempo à noite para se organizar

Ao completar a rotina de organização, antes de dormir, tome nota de quanto tempo leva. Esse é o tempo que você precisa separar para se  organizar a cada noite. 
Cuidado para se exceder no tempo! Vinte minutos já é mais do que suficiente.

Passo 4: Crie o hábito de se organizar antes de dormir

Faça com que isto se torne um hábito e livre-se das "pré-ocupações". Ansiedade e estresse não faz bem para ninguém!

Até mais!

Rafaela Lima

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails