segunda-feira, 19 de julho de 2010

Benefícios ao se superar a procrastinação

Quais são os benefícios de superar a procrastinação? A paz de espírito, um sentimento de força e uma saudável sensação de estar no comando de sua vida.

Enquanto que a procrastinação faz você se sentir fraco, inútil e impotente, ao tomar as rédeas de sua vida você vai se sentir forte, competente e capaz. Você vai experimentar maior liberdade pessoal!

Quatro razões simples para a procrastinação

1. Difícil - a tarefa parece difícil de fazer, nós, naturalmente, tendemos a evitar as coisas difíceis em favor daqueles que parecem mais fáceis para nós.

2. Tempo - a tarefa necessitará de grande dispêndio de tempo, e o tempo disponível até o fim de semana pode não ser suficiente.

3. Falta de conhecimento ou habilidades - ninguém quer errar, então espere até você aprender antes de começar.

4. Medos - De que todos saibam como você se ferrou.

Ao contrário de tudo diga a você mesmo: esta tarefa não é tão difícil, não vai demorar muito, e estou certo de que eu sei como fazê-lo, ou que eu possa aprender enquanto eu estou fazendo isso. E que ninguém realmente se importa porque estão todos tão ocupados com seus próprios problemas.

Quatro razões complexas para a procrastinação

Perfeccionismo - Tudo deve estar completamente certo. Pode ser imposta ou auto-imposta. O perfeccionista é muito crítico.

1. Ele cria um alto grau de insatisfação e frustração, porque raramente faz algo que é completamente aceitável na primeira vez.
 
2. Um perfeccionista poderá atrasar em iniciar um projeto, porque ele se sente esmagado pela enorme quantidade de energia que levará para criticar alguma coisa, além de toda a frustração que irá gerar no processo.

3. As palavras deveriam, deveria, deve, tem que ocorrer com freqüência nas conversas das pessoas

4. O desejo de ter tudo absolutamente perfeito pode mascarar problemas de auto-estima e auto-confiança.

Até mais!

Rafaela Lima

Bibliografia

Burka, Jane B., and Yuen, Lenora M. Procrastination . Reading: Addison-Wesley, 1983.
Ellis, Albert, and Knaus, William J. Overcoming Procrastination . New York: Signet Books, 1977.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails